Introdução aos circuitos digitais

 

Bits – sinais lógicos, representados fisicamente através de sinais elétricos geralmente

Portas lógicas

 

 

  • Compões os circuitos digitais

  • Receber uma ou mais entradas e geram uma saída

  • O computador é formado por vários circuitos digitais

 

 

PORTA AND (E)
A porta AND combina dois ou mais sinais de entrada de forma equivalente a um circuito em série, para produzir um único sinal de saída, ou seja, ela produz uma saída 1, se todos os sinais de entrada forem ; caso qualquer um dos sinais de entrada for 0, a porta AND produzirá um sinal de saída igual a zero.

 

PORTA OR (OU)

A porta OR combina dois ou mais sinais de entrada de forma equivalente a um circuito em paralelo, para produzir um único sinal de saída, ou seja, ela produz uma saída 1, se qualquer um dos sinais de entrada for igual a 1; a porta OR produzirá um sinal de saída igual a zero apenas se todos os sinais de entrada forem 0.

PORTA NAND (NÃO E)

A porta NAND equivale a uma porta AND seguida por uma porta NOT, isto é, ela produz uma saída que é o inverso da saída produzida pela porta AND.

PORTA NOR (NÃO OU)

A porta NOR equivale a uma porta OR seguida por uma porta NOT, isto é, ela produz uma saída que é o inverso da saída produzida pela porta OR.

PORTA XOR (OU EXCLUSIVO)

A porta XOR compara os bits; ela produz saída 0 quando todos os bits de entrada são iguais e saída 1 quando pelo menos um dos bits de entrada é diferente dos demais.