Identifique, nos textos abaixo, a variante linguística utilizada (culta, popular, regional, gíria..):

a) “Mainha, eles vieram me buscar e eu preciso me escafedê. Aqueles jagunço mataram tudo que era cabra…”

Resposta: Variante Regional.

b) “-Saquei. Você está pensando que nós dois, no meio do mato, pode pintar um lance. Mas qualé, xará! Não tem disso não. Está em falta. Oi gatona.”

Resposta: Variante gíria.

c) “O Capitão-General apareceu finalmente na sacada central do paço, e os olhos do povo e dos sobrados se voltaram para o palácio. O seu melhor uniforme, trespassado de bandas, coberto de dourados e veneras, reluzia.”

Resposta: Variante culta ou formal.

d) Me traz um copo d’água rapidinho que eu estou morrendo de sede. A gente correu muito para chegar aqui, o carro pifou lá perto da mercearia.”

Resposta: Variante popular ou informal.

e) “-Te deita no divã, thcê! – disse o analista de Bajé – Pra quê? – quis saber o paciente, desconfiado. – Oigalê bicho bem xucro – disse o analista com uma risada agradável, enquanto torcia o braço do outro e obrigava-o a se deitar.”

Resposta: Variante regional.