PLANO DISCIPLINAR

Curso: Sistemas de Informação – Ano Letivo: 2007 – Disciplina: Técnicas de Redação

Professora: Adriana Cristina Cristianini

Ementa:

Objetivos Gerais:

Desenvolver habilidades do estudante para analisar, sintetizar, criticar, estabelecer relações e fazer comparações; propiciar reflexões sobre a importância do domínio e adequação de uso da Língua Portuguesa, principalmente no âmbito profissional.

Avaliação:

AC: Sistema Integrado do Rendimento Acadêmico AD: Os alunos serão avaliados por meio de provas formais (em que o conteúdo estudado seja contemplado), trabalhos individuais e/ou em grupo.

1º Semestre

Sem.

Nº de

Aulas

Conteúdo

Objetivos

Estratégia (Sugestão)

1

2

– Apresentação do Professor, conteúdo programático da disciplina, critérios de avaliação e nota, referências bibliográficas.

– O contexto da comunicação no mercado de trabalho e a importância do desenvolvimento do hábito de leitura

Discutir a importância da leitura e da adequação lingüística para o profissional de Sistemas de Informação

Apresentar dados sobre a importância da leitura e do bom uso da Língua portuguesa no mercado de trabalho.

2

2

Língua, linguagem e comunicação: relações.

Diferenciar língua, linguagem e comunicação, estabelecendo relações entre cada um dos itens.

Discutir com os alunos sobre linguagem, língua, comunicação e seus usos. Fazer associação com linguagens utilizadas na informática.

3

2

Diferenças de língua falada e língua escrita

Apresentar textos construídos sob a orientação dessas duas modalidades

Discutir com os alunos as regras a serem respeitadas e mostrar o continuum existente entre as duas modalidades

4

2

Adequação lingüística.

Refletir sobre a diversidade lingüística e a importância do uso adequado em cada situação.

Discutir e exemplificar o uso adequado da linguagem; discutir as conseqüências do mau uso da língua na vida profissional.

6

4

Orientações para apresentação de trabalho acadêmico.

Possibilitar a aprendizagem das normas da ABNT para apresentação de trabalhos técnicos e acadêmicos.

Discutir com os alunos as normas para apresentação de trabalhos e/ou solicitar trabalho de pesquisa sobre o assunto (AD)

7

2

Conceito de texto: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade, intertextualidade e conectividade.

Conceituar texto e verificar os itens condicionantes de texto

Definir texto e apresentar textos, preferencialmente relacionados ao curso, em que se possa observar os elementos condicionantes de textualidade.

8

2

A importância da pontuação.

Destacar a importância da pontuação para a significação dos períodos.

Utilizando-se de textos mal pontuados, demonstrar a importância da comunicação e alguns problemas que podem ser gerados pela falta de usos desses sinais no texto escrito.

9

4

Regras de pontuação: vírgula

Propiciar condições para melhor uso de vírgulas em textos.

Propor exercícios, dos quais, durante a correção, abstrair-se-ão regras de uso da vírgula.

10

2

Dificuldades comuns no uso da língua: uso dos porquês; mau x mal; mas x mais; onde x aonde; se não x senão; eu x mim; este x esse; com nós x conosco; etc.

Discutir as dificuldades mais comuns no uso da língua, apresentar os usos adequados na norma culta.

Discutir com os alunos quais as dificuldades mais comuns no uso da língua; solicitar aos alunos que apresentem suas dificuldades para serem discutidas (dificuldades gramaticais).

11

2

Orientações para o trabalho semestral da disciplina

Discutir em classe os trabalhos e solicitar ao final da aula a entrega da primeira versão

Discutir critérios, solucionar dúvidas, fazer uma primeira análise em grupo.

12

2

Os textos e sua tipologia

Apresentar a tipologia textual, dando ênfase àqueles de maior circulação na área profissional

Apresentar textos, preferencialmente relacionados à área de estudo do curso, destacando as principais características dos principais tipos de texto.

13

4

A descrição; A linguagem descritiva em textos técnicos, comerciais, empresariais.

Discutir as características do texto descritivo

Apresentar as características da linguagem descritiva e seu uso em textos técnicos, comerciais, empresariais.

14

2

A narração em textos de comunicação empresarial; características da linguagem narrativa.

Discutir as características do texto narrativo

Apresentar as características da linguagem narrativa e seu uso em textos técnicos, comerciais, empresariais.

15

2

Dissertação; a linguagem dissertativa em textos técnicos, comerciais, empresariais.

Discutir as características do texto dissertativo

Apresentar as características da linguagem dissertativa e seu uso em textos técnicos, comerciais, empresariais.

16

2

Partes da dissertação.

Discutir as partes do texto dissertativo

Exemplificar com textos técnicos e elaborar produção coletiva de texto dissertativo

17

2

Defeitos do texto: ambigüidade; obscuridade; pleonasmo; cacofonia; eco; prolixidade.

Apresentar defeitos que não podem aparecer em textos

Apresentar defeitos que não podem aparecer em textos, exemplificando com textos técnicos, comerciais, empresariais.

18

2

Revisão

Revisão

Revisão

19

2

Prova AC

Prova

Prova

2º Semestre

Sem.

Nº de

Aulas

Conteúdo

Objetivos

Estratégia

21

2

Apresentação do plano a ser desenvolvido no semestre. Discussão dobre a importância da leitura e produção de textos

Apresentar o plano a ser desenvolvido no semestre; propiciar reflexão sobre a importância da habilidade de recepção e produção de textos.

Apresentação do plano a ser desenvolvido no semestre; discussão sobre a reflexão sobre a importância da habilidade de recepção e produção de textos.

22

2

As qualidades do texto: concisão; correção; clareza; elegância.

Apresentar qualidades importantes no texto

Apresentar qualidades importantes no texto, exemplificando com textos técnicos, comerciais, empresariais.

23

2

Defeitos do texto: ambigüidade; obscuridade; pleonasmo; cacofonia; eco; prolixidade.

Apresentar defeitos que não podem aparecer em textos

Apresentar defeitos que não podem aparecer em textos, exemplificando com textos técnicos, comerciais, empresariais.

24

2

Paragrafação e tópico frasal.

Demonstrar as características do parágrafo e a essencialidade do tópico frasal.

Discutir a importância de uma paragrafação adequada e localizar, em textos, preferencialmente técnicos, os tópicos frasais.

25

2

Estrutura do parágrafo: retomada de palavra-chave; por encadeamento; por divisão; por recorte; por salto; estruturas mistas.

Apresentar as diferentes formas de se estruturar um parágrafo

Apresentar, em textos formais, as diferentes maneiras de se estruturar parágrafos.

26

2

Coesão textual

Demonstrar a importância e as possibilidades de coesão textual

Utilizando textos coesos e não coesos, estabelecer a reflexão sobre a importância de forma de produzir textos coesos.

27

2

Coerência textual

Destacar a inquestionável importância da coerência textual, em textos tanto na modalidade escrita como oral

Demonstrar, por meio de textos, a incoerência; refletir sobre o quanto tal problema textual pode prejudicar o profissional na empresa, por exemplo; exercícios de análise e uso de coesão e coerência.

28

2

Resumo

Definir e exemplificar resumo

Utilizando texto, preferencialmente técnico, ilustrar resumo e diferenciar itens essenciais e assessórios do texto.

29

2

Tipos de resumo: fichamento, síntese, resenha.

Diferenciar tipos de resumo

Apresentar diferentes tipos de resumo

30

2

Resenha

Apresentar partes constantes na elaboração da resenha

Ilustrar para apresentar partes constantes na elaboração da resenha

31

2

Argumentação: procedimentos argumentativos; argumento de autoridade; argumento baseado no consenso; argumentos baseados em provas concretas; argumentos com base no raciocínio lógico; argumento por competência lingüística.

Destacar a importância da argumentação na rotina profissional e cotidiana; apresentar os diferentes procedimentos argumentativos e tipos de argumentação.

Retomando o discurso dissertativo, apresentar procedimentos e tipos de argumentação embasado na exemplificação com textos

32

2

Contra-argumentação.

Ressaltar o uso da contra-argumetação

Propor exercícios em que sejam trabalhados argumentação e contra-argumentação em textos formais.

33

2

Defeitos de argumentação

Apresentar defeitos que não podem aparecer numa argumentação a fim de não haja contra-argumentação.

Apresentar textos com falhas de argumentação e propor exercícios de solução dessas falhas.

34

4

Atividades de intelecção textual.

Desenvolver habilidade de compreensão e interpretação de textos

Propor exercícios de leitura e interpretação de textos, nos quais também podem ser trabalhados dissertação, argumentação e contra-argumentação.

35

2

Informações implícitas, pressupostos e subentendidos.

Desenvolver habilidades para uma leitura mais profunda do texto.

Propor exercícios de leitura e interpretação de textos, nos quais também podem ser trabalhados dissertação, argumentação e contra-argumentação.

36

2

Currículum Vitae.

Apresentar as qualidades e defeitos de um currículo.

Discutir a estrutura, as qualidades e os defeitos desse documento.

37

2

Redação comercial: carta comercial; ofício; circular; memorando

Apresentar os diferentes tipos e usos de documentos comerciais, administrativos e empresariais.

Apresentar e discutir características dos diferentes tipos e usos de documentos comerciais, administrativos e empresariais, exemplificando-os.

38

1

Correio eletrônico na comunicação oficial; telegrama.

idem

idem

39

2

Ata; requerimento; declaração.

idem

idem

40

2

Análise de textos comerciais e administrativos.

idem

idem

41

2

Revisão

Revisão

revisão

42

1

Prova AC

Prova

Prova

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bibliografia Básica

ANDRADE, M. M. de; HENRIQUES, A. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 1999.

MEDEIROS, J. B. Correspondência: Técnicas de Redação Criativa. 18ª. Ed., São Paulo: Atlas, 2006.

MEDEIROS, J. B. Redação Empresarial. 4ª. Ed., São Paulo: Atlas, 2005.

Bibliografia Complementar

BLIKSTEIN, I. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2002.

CARNEIRO, A. D. Redação em Construção. São Paulo: Moderna, 2001.

FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.

FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2002.

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas / São Paulo: Pontes, 2002.

MEDEIROS, J. B. Português instrumental para cursos de contabilidade, economia e administração. São Paulo: Atlas, 2000.

RIBEIRO, A. L. Redigindo com criatividade. São Paulo: Madras, 2002.

VANOYE, F. Usos da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.